-- inicio ---

Alimentos ricos em colágeno: a chave para regenerar sua pele

Você já ouviu falar de colágeno? É um tipo de proteína presente na pele, ossos, ligamentos, cartilagens e tendões. Recentemente, ouvimos falar muito dele, pois vários estudos mostram que ele traz muitos benefícios, incluindo: fornece resistência e elasticidade à pele e articulações, age como uma “cola” de tecidos, ossos e pele, ajuda a perder peso porque acelera o metabolismo e prolonga a sensação de saciedade, reduz a celulite, promove uma boa saúde do fígado, melhora a aparência da pele, cabelos e unhas, ajuda a cuidar dos dentes e gengivas, melhora a circulação  e ajuda a controlar a ansiedade e dormir melhor.
Para tirar proveito das múltiplas propriedades do colágeno, é melhor consumi-lo através de alimentos ricos em proteínas, em vez de comprar suplementos que custam muito dinheiro (e que nem sempre são muito eficazes). Portanto, fizemos uma lista dos alimentos mais ricos em colágeno, para que você possa integrá-los à sua dieta diária.  Anote!

Lista de alimentos ricos em colágeno (ou que estimulam a produção)

Vejamos quais alimentos você deve incluir na sua dieta para conseguir mais colágeno no corpo.

1. Gelatina

Rica em colágeno, a gelatina traz a vantagem de ser uma sobremesa que não estimula o aumento de peso, ao mesmo tempo em que faz bem para as peles, unhas e cabelo.

2. Carnes

Na lista dos alimentos ricos em colágeno, as carnes não podem deixar para aparecer. É que elas são fontes de proteínas, que estimulam a produção do elemento.

3. Ovos

Assim como as carnes, os ovos possuem proteínas em sua composição, portanto também contribuem com o aumento da produção de colágeno no organismo humano.

4. Frutas cítricas

Frutas cítricas como a laranja têm vitamina C, que contribuem com a síntese de proteínas, que depois será transformada em colágeno. A recomendação é comer de três a quatro porções de frutas cítricas por dia.

5. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como o morango e a amora contêm vitamina C e flavonoides, que ao trabalharem juntos, possuem ação antioxidante, de maneira que combatem os radicais livres e o envelhecimento do corpo humano, que é um grande causador da diminuição dos níveis de colágeno no organismo.
Sozinha, a vitamina C ainda estimula a produção de colágeno, como afirmamos no tópico anterior.

6. Castanhas, nozes e amêndoas

Além de serem fonte de vitamina E, que é importante para a formação de colágeno, as castanhas, nozes e amêndoas contêm ácidos graxos poli-insaturados que auxiliam na manutenção da vitalidade da pele. A orientação é consumir 1/3 de xícaras desses alimentos diariamente.

7. Aveia

A aveia é fonte de silício, um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.

8. Tomate, pimenta e beterraba

Esse grupo de vegetais contém o antioxidante licopeno em sua composição que protegem a pele contra danos, como se fosse um protetor solar natural, ao mesmo tempo em que faz com que os níveis de colágeno do organismo aumente.

9. Vegetais de cor verde-escura

Os vegetais de cor verde-escura como o espinafre, o brócolis e a couve são compostos por vitamina C, que como já mencionamos aqui colaboram com a formação de colágeno. Além disso, sua ação antioxidante fornece proteção contra os radicais livres que podem enfraquecer o colágeno.

10. Vegetais de cor laranja

Os vegetais de coloração laranja, grupo em que a cenoura e batata-doce se destacam, são fontes de vitamina A, que é capaz de restaurar e regenerar o colágeno que foi danificado.

11. Soja

Seja o leite de soja, seja o tofu, seja um queijo feito à base de soja. Fato é que todos esses possuem um hormônio chamado genisteína em sua composição, que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas que promovem o envelhecimento da pele.

12. Chá branco

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Kingston, no Reino Unido, com a Neal’s Yard Remedies, uma empresa de produtos de beleza, também do Reino Unido, o chá branco pode proteger as proteínas presentes na estrutura da pele, em especial o colágeno.
A justificativa para a ocorrência de tal fato é que a bebida previne a ação de enzimas que destroem o colágeno.

13. Alho

O alho possui enxofre, que é necessário para a formação de colágeno no corpo humano. Mas não é somente isso: ele também possui a taurina e o ácido lipoico, dois compostos que são capazes de reconstruir as fibras de colágeno que foram danificadas.

14. Ostras

As ostras são fontes de zinco, um mineral que é essencial para a formação de colágeno no corpo humano.

15. Colágeno hidrolisado

A partir dos 35 anos de idade, a suplementação de colágeno é considerada essencial, tendo em vista que neste período os níveis da proteína presentes no corpo tendem a cair. Uma das formas de fazer isso é consumir o colágeno hidrolisado, um produto que carrega uma alta concentração de colágeno puro, que pode ser totalmente absorvido pelo organismo.

teste