-- inicio ---

Como Dessalgar Bacalhau

Dessalgar Bacalhau ….. O bacalhau é um peixe delicioso, mas para poder preparar é preciso dessalgar e muitas pessoas não sabem como fazer isso, por isso nesse post traremos algumas dicas para vocês. Confiram!!

Antes de preparar aqueles pratos maravilhosos usando o bacalhau é essencial dessalgar a carne antes de usa-la, esse processo pode até ser fácil, mas muitas pessoas não tem a minima ideia de como fazer, por isso nesse post iremos trazer o passo a passo desse procedimento para poder facilitar a vida de vocês.

COMO DESSALGAR BACALHAU

Opção 1
Primeiro temos que tirar o excesso de sal, para isso basta colocar o bacalhau em uma vasilha e deixar embaixo de um fio de água corrente por 10 minutinhos.
Depois continuaremos esse processo na geladeira, cubra o bacalhau com água e deixe-o na geladeira, ele não exala nenhum cheiro quando esta submerso em água gelada, então sua geladeira esta livre daquele cheiro forte de peixe.
O tempo desse processo depende do tamanho das postas, é ideal trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho. Deixe a ele com a pele sempre virada para baixo.
Lembrando que o bacalhau em lascas dessalga bem rápido, dependendo do tamanho e da quantidade de água. Caso o bacalhau fique mais salgado do que o esperado, uma boa dica é coloca-lo dse molho no leite fervente de 20 a 30 minutos.
Opção 2
Caso você tenha menos de 24 horas para dessalgar o bacalhau, vale coloca-lo numa vasilha e deixa-lo embaixo de um fio de água corrente po 12 horas. Mas lembre-se sempre, quanto menor a posta mais rápido ele dessalga.
Opção 3
Lave bem o bacalhau para retirar o excesso de sal, em seguida coloque ele em uma panela e cubra com água, acrescente 3 colheres de sal. Eu sei que parece loucura mas vamos te explicar jaja.
Leve ao fogo até que forme um espuma branca na superfície da água. Assim que formar essa espuma, desligue o fogo e deixe descansar por 1 minutinho. Passado esse minuto jogue essa água fora e lave o bacalhau em água corrente até que a espuma suma por completo.
Prontinho, o bacalhau esta pronto para ser usado. Caso ache que não dessalgou o suficiente, repita o processo.

EXPLICAÇÃO: Usar sal para dessalgar o bacalhau? Exatamente, quando fazemos isso ocorre um processo chamado osmose. O sal do bacalhau se encontra em uma solução mais diluída que a da panela. Assim acontece a passagem do meio diluído para o mais concentrado. O bacalhau funciona como uma membrana semipermeável, por isso é importante que tenha mais sal na panela que no peixe.
Galera essa foram as nossas dicas, caso saibam alguma que não esta acima, compartilhem com a gente, e agora que ja sabemos como dessalgar bacalhau, que tal vermos três opções de receitas do site Pilotando Fogão?!

teste