-- inicio ---

Como Tingir Tecido de Algodão com Chá em Casa Passo a Passo

Como Tingir Tecido de Algodão com Chá 

Porque tingir tecido em casa? Os motivos são variados, mas o que aconteceu aqui foi a necessidade de deixar uma alpaca, tecido para forro que ia ser usado para emendar o forro de uma saia vazada que estava muito curto.
Após várias tentativas de comprar o forro na cor desejada a alternativa foi o tingimento. Tinha notícia de que o chá  de erva mate é muito usado no tingimento de colcha de barbante que com o tempo embranquece e aproveitei a dica para tingir tecido de algodão, ou seja, tingir a alpaca branca de forma que ela fique off White.

É sabido que conforme a cor do chá vai ficar a cor do tecido, no caso o chá mate fraco temos o off White como mostra a foto acima, já o chá de hibisco uma cor avermelhada ou rosada, um chá amarelo uma cor amarelada e assim por diante. Vale lembrar que o tingimento pode ser feito em rendas e outros tecidos também. Confira o passo a passo abaixo.

Como Tingir Tecido de Algodão com Chá

Lavar primeiro o tecido de algodão se for novo para tirar a goma que acaba impermeabilizando o tecido e atrapalhando o tingimento que fica com manchas.
Fazer um chá fraco ou forte dependendo do tom que precisa, quanto mais forte o chá mais escuro fica a cor do tecido.
Para o Off White que estava procurando usei 2 colher de sopa de chá mate para 2 litros de água, esperei ferver, coei, acrescentei 1 colher de sopa cheia de sal que ajuda fixar a cor e coloquei o tecido molhado.
A orientação é deixar o tecido no chá até adquirir a cor esperada, quando mais tempo e mais chá mais forte fica a cor.
O chá deve cobrir o tecido.
Assim que o chá esfriar e alcançar a cor desejada, retirar o tecido do chá, enxaguar e colocar no varal para secar.
teste