-- inicio ---

Tomate Seco Caseiro – A melhor receita de tomate seco caseiro


Há mais ou menos 2 anos fiz esta receita pela primeira vez, ficou tão deliciosa que nunca mais comprei tomate seco industrializado. O Tomate Seco Caseiro fica muito mais saboroso e você pode conservar por até 2 meses na geladeira, que o sabor fica a cada dia mais gostoso. Mas, como fazer tomate seco? É fácil, mas dá trabalho.
  • Receita de Molho de Tomate Seco
  • Receita de Abóbora recheada com Tomate Seco
    receita de tomate seco caseiro no forno convencional realmente dá trabalho e é bem demorado de fazer, mas o resultado é excelente e vale muito a pena. Além do tomate seco em conserva, você ainda pode fazer várias receitas deliciosas com ele.

    Aqui no Marola você encontra um molho de tomate seco delicioso para servir com lanches, saladas e assados.
    Você também pode usar esta mesma receita de tomate seco e usar os tomates grape ou cereja, só vai mudar o tempo de preparo, que será muito mais rápido.
    Outra forma de usar, e muito bem, o seu tomate seco caseiro, é usá-lo com recheio em massas e lanches, olha só esta receita de abóbora recheada com tomate seco que ficou maravilhosa.
    Na hora de fazer esta receita de tomate seco se você tiver aquelas formas com grelhas facilita bastante o processo, porque fica mais fácil de tirar o liquido que o tomate “cria”.
    Receita de Tomate Seco Caseiro
    Se você não tiver, terá que retirar tomate por tomate da forma com cuidado, retirar o liquido e voltar para a forma. E isto é muito importante para que a sua receita dê certo e os tomates fiquem realmente bem sequinhos.
    Além disso, compre os tomates bem maduros para que fiquem ainda melhores, vermelhinhos e adocicados.
    Qualquer dúvida é só deixar sua pergunta aqui nos comentários. Aproveite a receita. =)

    Ingredientes

    • 1 kg de tomates italianos
    • 4 colheres de sopa de açúcar
    • 1 colher de chá de sal

    Para o tomate seco em conserva

    • 1 xícara de azeite extravirgem
    • 1 dente de alho picado
    • orégano seco a gosto

    Modo de preparo

    1. Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Misture o açúcar com o sal. Polvilhe 1 colher de sopa da mistura nos tomates e deixe descansar por 30 minutos.
    2. Retire o liquido que criou e leve os tomates ao forno a 150 ºC por 30 minutos. Retire do forno. Retire o todo o liquido que criou e vire os tomates. Polvilhe mais um pouco da mistura de açúcar e sal e volte ao forno por mais 1 hora.
    3. A cada 30 minutos retire o liquido que criar, vire os tomates, polvilhe mais da mistura e volte ao forno. Repita o processo até que os tomates fiquem secos. Deve demorar de 3 a 4 horas dependendo do forno. Quando estiverem secos, reserve.

    Para o tomate seco em conserva

    1. Em uma frigideira frite o alho em um pouco de azeite.
    2. Em um pote de vidro limpo, coloque os tomates, o orégano, o azeite e o alho frito.
    3. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

teste