-- inicio ---

6 dicas para cuidar melhor dos pés - Aprenda

Uma das partes do corpo que merecem mais cuidados é, ironicamente, uma das mais ignoradas. Com a vida agitada, estamos sempre usando meias e sapatos, passamos muitas horas de pé ou simplesmente nem temos tempo de olhar para eles.
Porém, a saúde dos nossos pés é muito importante. Por este motivo, preparamos seis dicas básicas para mantê-los sempre bem cuidados. Confira:
Escalda-pés
Para relaxar todo o corpo. Pode ser feito enquanto conversa no Whatsapp ou lê uma revista. É a melhor maneira de manter calcanhares macios.
Basta mergulhar os pés numa bacia com água quente, uma vez por semana, durante 20 minutos. Adicione o que quiser na água, desde um simples sal grosso até óleos essenciais.
Em seguida, passe uma pedra-pomes, esfoliante ou lixa d’água para eliminar a pele morta.
Hidratante
Como estamos falando de pele, é muito importante usar um bom creme hidratante. Porém, é preciso atenção para não lambuzar os pés; a quantidade de creme deve ser suficiente para ser absorvida. Do contrário os pés ficam úmidos e podem surgir fungos.
Secar bem
O excesso de umidade é a condição ideal para o surgimento de fungos, que são os responsáveis por uma série de doenças dermatológicas.
Assim, tome os seguintes cuidados: evite usar sapatos com tecidos sintéticos, troque de calçado com frequência, seque bem os pés após o banho e não deixe os pés molhados de suor.
Massagem
Diariamente, por cinco minutos, basta ficar girando uma bolinha pelo chão, com a ajuda dos pés. Esse exercício melhora a circulação e alivia o cansaço.
Cuide das unhas
O primeiro cuidado é sempre cortar as unhas corretamente, para evitar que fiquem encravadas. Corte-as em linha reta, mas não as deixe muito curtas, pois elas protegem o corpo contra infecções. Além disso, evite retirar a cutícula; ao invés disso, apenas empurre para trás com uma espátula adequada, quando as mesmas estiverem úmidas ou após aplicar um creme próprio para amolecê-las.
Desencrave as unhas
Para desencravar unhas você pode seguir os seguintes passos:
1. Deixe os pés na água quente por minutos;
2. Passe um fio dental por baixo da unha e faça uma espécie de alavanca, com calma e sem forçar, para levantar a unha;
3. Limpe a área afetada;
4. Coloque um curativo.
Repita o processo até que a unha volte ao normal.
Importante: essas dicas para desencravar as unhas devem ser utilizadas apenas quando a situação não é muito crítica. Se o seu caso for mais sério, com dores intensas e inchaço na região, procure um profissional para resolver esse problema.

teste