-- inicio ---

Como plantar pimentão em vaso: passo a passo

Materiais a utilizar

  • Sementes de pimentão;
  • Bandeja de geminação;
  • Vaso com capacidade para 10 litros;
  • Terra rica em matéria orgânica;
  • Húmus de minhoca;
  • Areia;
  • Tutor (suporte para a planta crescer sem pender para baixo);
  • Pedrisco (cascalho ou brita);
  • Regador;
  • Medidor de pH da terra;
  • Pá pequena de jardinagem.
A quantidade de cada material para plantar pimentão você vai ver no passo a passo e todos eles são encontrados nas lojas de produtos agrícolas, então você verá quais são as opções e o vendedor vai lhe dar as dicas de qual escolher.

Primeira fase – Semeadura

1. Com os materiais separados, a primeira coisa a decidir para plantar pimentão é se você vai comprar as sementes na loja ou vai retirá-las de dentro de um pimentão mesmo.
2. Independentemente da escolha, coloque as sementes de molho em um pouco de água, deixando até que afundem. As que ficarem boiando deverão ser descartadas, bem como as escuras ou amassadas. Esse processo prepara as sementes para germinarem mais rápido.
3. No dia seguinte, retire as sementes da água, seque-as delicadamente com um papel-toalha e coloque-as em um pratinho pegando sol para secarem durante um dia todo.
4. Com as sementes secas, prepare a sua bandeja de geminação que já vem com espacinhos separados para colocar um pouco de terra e cada semente. Se não comprar a bandeja, pode usar copos plásticos.
5. Encha cada recipiente com um pouco de terra misturada com areia. Em seguida, faça um pequeno buraquinho do dentro de cada recipiente, com a ponta do dedo, com cerca de 2 centímetros de profundidade.
6. Em cada buraquinho coloque 3 sementes, depois cubra-as com terra solta, sem apertar.
7. Em seguida, regue a terra com o regador, suavemente, para que fique molhada, mas não encharcada.
8. A partir de então, mantenha a bandeja ou os copinhos em um local aquecido, com cerca de 27 °C ou um pouco mais quente. Elas podem pegar sol, então colocar na janela é uma boa opção.
9. Durante os próximos dias você só precisará manter a terra úmida. Regue antes de deixar a terra ficar seca, e cuide para não encharcá-la.
10. Depois de mais ou menos 1 semana você vai perceber os brotinhos saindo da terra. Mantenha o plano, regando e deixando-os no calor.
11. Quando as plantas tiverem cerca de 1 mês deverão estar com 3 ou 4 folhas. Então é hora de transplantar as mudinhas para o vaso. A segunda fase do processo de plantar pimentão está completa.

Segunda fase – Transplantar as mudas para o vaso definitivo

1. Prepare o vaso fazendo uma cama de pedrisco e por cima uma camada de areia, que vai servir para a drenagem da água das regas.
2. Em seguida, encha o vaso com uma mistura de areia, terra orgânica e húmus de minhoca, em uma proporção de 10% de areia, 50% de terra e 40% de húmus.
3. Encaixe o tutor, que podem ser duas varas finas de bambu, para que a muda fique presa nele, pois os pimentões vão fazer peso. Esse bambu deve ser grande para ir até o fundo do vaso e sobrar bastante para cima.
4. Faça um buraco no centro da terra com a profundidade do recipiente onde a semente foi plantada, pois é nessa profundidade que está sua raiz.
5. Então, retire com muito cuidado a muda do local atual e encaixe no buraco do vaso. Com a pá, tampe a muda, sem apertar. Por enquanto o bambu só vai ficar ali esperando a planta crescer. Você só vai amarrá-la nele quando estiver perto dos pimentões nascerem.
6. Se o seu vaso for bem largo, pode colocar mais mudas no mesmo vaso, fazendo mais covinhas com pelo menos 5 centímetros de distância uma da outra.
7. Depois faça uma boa rega na terra para ficar bem molhada e mantenha o vaso pegando sol por pelo menos 4 horas ao dia. Veja a seguir os cuidados que deve ter até a época da colheita.

teste